Uma rica experiência!


Relato de experiência profissional com aluno com autismo

Professora Myrian de Rezende Martins

Minha experiência com o aluno Pedro (autista) começou em 2008na rede pública , quando juntamente com a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Ednea (Néa), recebemos na sala de Jardim II este aluno que, juntamente com os demais, necessitava de nosso carinho, dedicação, atenção e ensinamentos.

O Pedro era diferente dos demais do grupo, pois, apesar dos seus 5 anos não falava , fugia da sala e não interagia com os demais colegas, mostrando uma extrema agitação .

Ao longo do ano letivo eu e a Néa fomos juntas construindo saberes, pesquisando e conquistando o Pedro para que pudesse avançar, dentro de suas potencialidades. Nossa prioridade era que ele aprendesse a brincar, a interagir com os colegas e também que compreendesse as regras sociais e a rotina da sala e da escola.

Durante este tempo fui dialogando com a mãe sobre a importância da integração da família com a escola e ela pôde me dar importantes dicas de como melhor agir com o Pedro.

Os demais alunos se tornaram pequenos professores do Pedro e colaboravam conosco, ensinando e estimulando o Pedro a se envolver nas brincadeiras e demais atividades e ele a cada dia apresentava progressos e se integrava com as atividades e a rotina da escola.

Ao final do ano, juntamente com a equipe de inclusão da Secretaria de Educação do município foi decidido que o Pedro permaneceria por mais um ano na Educação Infantil, de modo que pudesse desenvolver a linguagem oral, aperfeiçoar o entrosamento social e também pudesse nos dar mais subsídios para que pudéssemos contribuir ainda mais para o seu desenvolvimento cognitivo.

Ao longo de 2009, pudemos colher de fato os frutos de um árduo trabalho, envolvendo as pessoas que criaram vínculos, as ações às vezes intuitivas, às vezes pesquisadas, muitas observações transformadas em ações, oferecendo ao aluno caminhos para o seu desenvolvimento. Atualmente o Pedro fala frases simples, interage melhor com os colegas e funcionários, participou da festa junina, dançando com a turma, o que emocionou a todos, reconhece seu nome e conta até 10.

Sua mãe é muito participativa.

Enfim, o Pedro é um aluno que nos desafiou, mas que também nos trouxe a chance de perceber o quanto é possível oferecer a estes alunos, que por tantas vezes são discriminados . O Pedro não só nos ofereceu a condição de acreditar na inclusão como também nos fez sentir educadores inclusivos, pois, como educadores somos tão capazes que muitas vezes desconhecemos nosso potencial inclusivo.
 Enfatizo que sou professora sem especialização em educação especial, apenas acredito que é possível dar a todos a mesma oportunidade! Assim como fizemos com o nosso Pedro.








.

Comentários

  1. Myrian,

    Parabéns por sua iniciativa e por sua postura de educadora!

    É muito importante registrar e também divulgar as práticas, os erros e acertos. A Educação Inclusiva é um caminho novo, que requer o envolvimento de todos.

    Que seu blog cresça e chegue a muitos lugares!

    Abraços,
    Marta Gil

    ResponderExcluir
  2. AMIGA SEU BLOG ESTÁ MUITO LEGAL, ACREDITO QUE ALCANÇARÁ MUITAS PESSOAS QUE PRECISAM CONHECER E APRENDER SOBRE INCLUSÃO ! ADOREI AS ATIVIDADES, É ISSO AÍ, TUDO QUE É PLANEJADO FICA MUITO MAIS ORGANIZADO E O SUCESSO É CERTO ! ABRAÇOS ! TE ADMIRO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito valioso.
Deixe - aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma boa aula.. o planejamento ajuda!!!

Myrian e Gabriel - uma história feliz!