Inclusão - mais uma história de sucesso!!!


Relato de experiência com a aluna Letícia , desenvolvido por mim e pela ADI Ednéa Ferreira na EMI "FRANJINHA" na cidade de Taboão da Serra - 2011.


A aluna iniciou no grupo do Jardim II B em fevereiro de 2011, neste período a aluna apresentava o seguinte quadro:
Fazia uso de fraldas ;
Rejeitando a alimentação e água ;
Necessidade de apoio constante de um adulto para a realização das atividades .
Brincava Isolada ;
Desatenta e chorosa.
Foram realizadas intervenções por meio de jogos de encaixes , atividades em papel tamanho A3 para que pudesse explorar giz de cera , canetinha , colagem com materiais diversos, momentos de folhear revistas e livros , ouvir histórias  , brincadeiras com brinquedos sonoros, brinquedos simbólicos , incentivo a aceitação de água e alimentos
Durante o trabalho avanços foram sendo percebidos , como:
Reconhece sua mochila e guarda no devido lugar ;
Gosta de folhear livros e faz gesto de leitura imitando comportamento de leitor;
Demonstra gostar de músicas e de  instrumentos musicais, histórias com sons  ;
Demonstra suas vontades com gestos tipo sim e não ( movimentando a cabeça)
Sorri quando gosta de algo e fica séria quando não gosta ou é chamada a atenção ;
Balbucia um som repetido de EEEEE , quando demonstra querer falar algo;
Demonstra destreza ao brincar com brinquedos de encaixe, empilhar etc ;
Consegue puxar a cadeira para sentar e empurrar para levantar ;
Teve uma grande melhora na marcha ;
Brinquedos sonoros são os que mais agradam sendo todos bem aceitos – a mesma mostra ritmo e aceita bem todos instrumentos;
Reconhece sua sala de aula e seus colegas de sala tendo bom entrosamento com todos , buscando amigos para brincar ;
Abre e fecha caixas sem dificuldades;
Aprendeu a arremessar objetos ,
Agacha e levanta com mais destreza ;
Identifica e dirige o  olhar apara as pessoas que falam com ela ;
Demonstra afeto com as professoras ;
Quanto a alimentação iniciou –se o processo com iogurte avançando para alimentos batidos no liquidificador , à principio a aluno rejeitava e dava trabalho para ser alimentada , hoje está mais tranqüila e já entende o processo da alimentação ( salgado e depois iogurte ou fruta amassada) ;
Aceita água com tranqüilidade;
Continua usando fralda.
Quanto à família , foi solicitado alguns encontros para mostrar a ela a importância de especialistas para o desenvolvimento da Leticia – foi então que a mãe foi encaminhada para o SER onde a mesma passou a receber atendimento com Terapeuta Ocupacional e Fono ; com estes atendimentos percebemos um grande avanço na Letícia.
Enfim neste ano de 2011 , realizamos junto à Letícia um trabalho de estimulação e obtivemos um bom resultado , tanto com a aluna como com a família.
Sabemos que a educação infantil deve ser uma base para a alfabetização , mas no caso da Letícia necessitamos de algo que a preparasse para o convívio escolar ; e isto foi alcançado.



Nosso maior presente - seu sorriso!!!!






Material adaptado para atender sua necessidade .

Letícia durante o processo de alimentação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

oração do deficiente!

Uma grande preocupação atual o limite...