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Mostrando postagens de maio 16, 2010

Planejar - um importante passo para uma aula de sucesso!

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Para se falar em  planejamento podemos falar de um guia de orientação que auxilia na concretização de algo  que se almeja Dessa forma , planejar na educação é estudar, organizar, coordenar ações a serem tomadas para a realização de atividades visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo. O planejamento é de extrema  necessidade  ao educador a medida que esse tem a preocupação  em oferecer qualidade no que faz. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também em si mesmo e acabam por afetar  a sociedade em que está inserido e também num todo. O  papel do professor é o de provocar desequilíbrio, mudança, portanto nessa ação, o planejamento se torna um passo principal, favorecendo os objetivos da educação que são: caminhos ao conhecimento; mudanças; transformação. O planejamento deve estar sempre de acordo com o nível dos educandos, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem

Uma rica experiência!

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Relato de experiência profissional com aluno com autismo Professora Myrian de Rezende Martins Minha experiência com o aluno Pedro (autista) começou em 2008na rede pública , quando juntamente com a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Ednea (Néa), recebemos na sala de Jardim II este aluno que, juntamente com os demais, necessitava de nosso carinho, dedicação, atenção e ensinamentos. O Pedro era diferente dos demais do grupo, pois, apesar dos seus 5 anos não falava , fugia da sala e não interagia com os demais colegas, mostrando uma extrema agitação . Ao longo do ano letivo eu e a Néa fomos juntas construindo saberes, pesquisando e conquistando o Pedro para que pudesse avançar, dentro de suas potencialidades. Nossa prioridade era que ele aprendesse a brincar, a interagir com os colegas e também que compreendesse as regras sociais e a rotina da sala e da escola. Durante este tempo fui dialogando com a mãe sobre a importância da integração da família com a escola e ela pôde me

Educação inclusiva.

Escola Inclusiva Este tipo de  escola acredita que todas as pessoas podem aprender e assim fazer parte da vida escolar e social, dessa forma  garante a qualidade de ensino a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade, respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades, sendo estes deficientes ou não. A inclusão não pode ser encarada como assistencialismo e nem caridade . A inclusão escolar é o resgate de um direito constitucional , garantido por lei a todos os cidadãos, independente de sua condição física ou intelectual. As escolas que não buscam adaptar seu espaço físico e disponibilizar recursos para a capacitação de sua docência, estão descumprindo a lei e negando a estes cidadãos o " Direito à Educação" .