Postagens

Mostrando postagens de Maio 16, 2010

Planejar - um importante passo para uma aula de sucesso!

Imagem
Para se falar em  planejamento podemos falar de um guia de orientação que auxilia na concretização de algo  que se almeja

Dessa forma , planejar na educação é estudar, organizar, coordenar ações a serem tomadas para a realização de atividades visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo.

O planejamento é de extrema  necessidade  ao educador a medida que esse tem a preocupação  em oferecer qualidade no que faz. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também em si mesmo e acabam por afetar  a sociedade em que está inserido e também num todo.

O  papel do professor é o de provocar desequilíbrio, mudança, portanto nessa ação, o planejamento se torna um passo principal, favorecendo os objetivos da educação que são:
caminhos ao conhecimento;mudanças;transformação.O planejamento deve estar sempre de acordo com o nível dos educandos, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida cot…

Uma rica experiência!

Imagem
Relato de experiência profissional com aluno com autismo

Professora Myrian de Rezende Martins

Minha experiência com o aluno Pedro (autista) começou em 2008na rede pública , quando juntamente com a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Ednea (Néa), recebemos na sala de Jardim II este aluno que, juntamente com os demais, necessitava de nosso carinho, dedicação, atenção e ensinamentos.

O Pedro era diferente dos demais do grupo, pois, apesar dos seus 5 anos não falava , fugia da sala e não interagia com os demais colegas, mostrando uma extrema agitação .

Ao longo do ano letivo eu e a Néa fomos juntas construindo saberes, pesquisando e conquistando o Pedro para que pudesse avançar, dentro de suas potencialidades. Nossa prioridade era que ele aprendesse a brincar, a interagir com os colegas e também que compreendesse as regras sociais e a rotina da sala e da escola.

Durante este tempo fui dialogando com a mãe sobre a importância da integração da família com a escola e ela pôde me dar import…

Educação inclusiva.

Escola Inclusiva

Este tipo de  escola acredita que todas as pessoas podem aprender e assim fazer parte da vida escolar e social, dessa forma  garante a qualidade de ensino a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade, respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades, sendo estes deficientes ou não.
A inclusão não pode ser encarada como assistencialismo e nem caridade . A inclusão escolar é o resgate de um direito constitucional, garantido por lei a todos os cidadãos, independente de sua condição física ou intelectual.
As escolas que não buscam adaptar seu espaço físico e disponibilizar recursos para a capacitação de sua docência, estão descumprindo a lei e negando a estes cidadãos o "Direito à Educação".